segunda-feira, 30 de maio de 2011

SÍMBOLOS AFRICANOS ADINKRA - ARTES _


Professora Débora
  Proposta de trabalho referenciada nos símbolos africanos “Adinkra” para o  Mês da Consciencia Negra- 12 à 28/11/2010.Conselho Municipal para a Valorização da População Negra.
  
SÍMBOLOS AFRICANOS ADINKRA

Surgiram entre os Ashanti, provavelmente no século XVII. “Adinkra” significa “adeus” porque originalmente eram utilizados para adornar o vestuário usado nas cerimônias fúnebres. Os símbolos usados na roupa dos participantes expressavam as qualidades atribuídas ao falecido. Todos os símbolos têm um nome e transmitem uma mensagem. Às vezes estão associados a provérbios. O conjunto dos “adinkra” é uma forma ideográfica de escrita. Hoje são usados por diversos meios de comunicação; objetos de decoração, camisetas, tatuagens, pintura de paredes, etc. Integrando assim o cotidiano das pessoas, que  escolhem o “seu ADINKRA”e imprimem-no como, onde e como quiserem.

O primeiro chama-se “SANKOFA” e significa” volte e pegue o que importa”. Quer dizer que é importante para todos voltar ao passado para aprender lições que a vida nos deu, a fim de usá-las com sabedoria no presente.


Pedimos aos alunos que criassem símbolos  atribuindo-lhes também  significados, e como suporte para impressão,  utilizamos os desenhos das bandeiras  Pan-Africana e do Brasil   relacionando o passado e presente, do processo de aculturamento dos afrodescendentes. 

BANDEIRA PAN-AFRICANA

 

Foi criada pelos membros da Associação Universal para o Progresso Negro (AUPN) para ser o estandarte oficial da Raça Africana. Foi formalmente adaptada no artigo 39 da Declaração dos Direitos dos Povos Negros do Mundo a 13 de Agosto de 1920 durante a convenção da associação que durou um mês e que teve lugar no Madison Square Garden na Cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos.
As três cores representam:vermelho: o sangue que une todo o povo de ascendência Africana e que foi derramado pela libertação;negro: o povo Negro cuja existência como nação, embora não seja um estado-nação, se afirma pela existência da bandeira; e verde: a abundante riqueza natural de África.

A bandeira foi criada em 1920 por membros da AUPN em resposta à enorme popularidade da canção escarumba de 1900 chamada “Toda a Raça Tem Bandeira Exceto o Escarumba”, que tem sido citada como uma das três canções escarumbas que “fortemente enraizaram o termo escarumba no vocabulário Americano”. Um artigo no Africa Times and Orient Review, para o qual Marcus Garvey já tinha trabalhado, citaram-no acerca da importância da bandeira:
Partitura da canção “Toda a Raça Tem Bandeira Excepto o Escarumba.”
“Mostrem-me a raça ou a nação sem bandeira e eu mostro-vos uma raça sem orgulho. Em  canção e mimicamente disseram, “Toda a raça tem bandeira excepto o escarumba”. Era verdade. Mas foi o que disseram há quatro anos atrás. Não podem dizer isso agora...”
A bandeira tornou-se posteriormente um símbolo do nacionalismo Africano pela libertação do povo Africano por todo o mundo. Como emblema do orgulho negro, a bandeira tornou-se popular durante o movimento dos direitos civis dos anos de 1960. .É vista frequentemente em marchas comemorativas do Dia de Martin Luther King, em manifestações dos direitos civis, e outros eventos especiais.A bandeira é apelidada de vários outros nomes com grau diverso de popularidade:

·         a bandeira da AUPN;
·         a bandeira de Macus Garvey;
·         a bandeira Universal Africana;
·         a bandeira da Libertação Negra;
·         a bandeira Pan-Africana
·         a bandeira Nacionalista Negra, Nacionalista Africana, ou a bandeira da Nova Libertação Afrikana.

Apesar de outros designes poderem ser considerados como bandeiras Africanas Internacionais ou bandeiras Pan-Africanas, as faixas horizontais de vermelho, preto e verde, originadas pela AUPN em 1920, é o design mais referenciado.

BANDEIRA DO BRASIL

      A bandeira do Brasil foi instituída a 19 de novembro de 1889, ou seja, 4 dias depois da Proclamação da República. É o resultado de uma adaptação na tradicional Bandeira do Império Brasileiro. Neste contexto, em vez do escudo Imperial português dentro do losango amarelo, foi adicionado o círculo azul com estrelas na cor branca.
      Ela tem o formato retangular, com um losango amarelo em fundo verde, sendo que no centro a esfera azul celeste, atravessada pela faixa branca com as palavras Ordem e Progresso em letras maiúsculas verdes. Essa faixa é oblíqua,  inclinada da esquerda para direita. No círculo azul estão 27 estrelas, que retratam o céu do Rio de Janeiro, incluindo várias constelações, como, por exemplo, o Cruzeiro do Sul. As estrelas representam simbolicamente os 27 estados e o Distrito Federal. A única estrela que fica na parte superior do círculo representa o estado do Pará. A versão atual da Bandeira Nacional Brasileira com 27 estrelas entrou em vigor em 11 de maio de 1992.
      O lemaOrdem e Progresso”, sempre em verde, em letras maiúsculas verdes sendo a letra E central um pouco menor.É uma forma abreviada do lema político positivista cujo autor é o francês Auguste Comte: O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim (em francês: “L’amour pour principe et l’ordre pour base; le progrès pour but”).Euclides da Cunha, aluno de Benjamin Constant, declarou: “O lema da nossa bandeira é uma síntese admirável do que há de mais elevado em política”.
      As quatro cores da Bandeira Nacional representam simbolicamente as famílias reais de que descende D.Pedro I, idealizador da Bandeira do Império. Com o passar do tempo esta informação foi sendo substituída por uma adaptação feita pelo povo brasileiro. Dentro deste contexto,  o verde passou a representar as matas, o amarelo as riquezas do Brasil, o azul o seu céu e o branco a paz que deve reinar no Brasil. A atual bandeira nacional é a segunda republicana e o terceiro estandarte oficial do Brasil desde sua independência.


SIMBOLOS E SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS

1   Árvore - Que dá o fruto da vida.
2   Borboleta - Beleza e fragilidade.
3   Peixe – Natureza do mar.
4   Peixe c/ ranhuras – Marcas de viver no mar.
5   Folha - Natureza ,a paz da mata.
6   Cacto – Sobrevivencia nas dificuldades.
7   ½ Lua – Luz na noite.
8   ½ Círculo – A metade de cada um.
9   Bandeirinha – Simplicidade da vida.
10 Abstrato – Não pensar em nada.
11 Chis – As escolhas na vida.
12  Flor – Vida e abundancia.
13  Ésse – Para ter sucesso na vida.
14  Foice – A morte é para todos.
15  Botão de flor – Primavera, o amor na natureza.


 

2 comentários:

  1. muito legal esses trabalhos ficaram muito bons qualquer dia desses eu vou ai pegar um para mim assinado:Anderson

    ResponderExcluir
  2. Visitei este blog e gostei muito. Parabéns pelo belo trabalho!!!
    Visite nosso blog também: diariodeumadiretora . blogspot . com .br

    ResponderExcluir